Prática de Leitura para E.F
Introdução
Textos de memória como trava-línguas, parlendas poemas e canções de roda são textos apropriados para se trabalhar a base alfabética e ortográfica, pois as crianças têm que fazer a correspondência entre as partes do texto que já sabem com os trechos escritos, gerando uma atividade que favorece a percepção de que é preciso corresponder o som à escrita, além de perceberem o significado das palavras.
Objetivos
Construir saberes sobre estratégias de leitura.
Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético da escrita.
Usar e aprimorar saberes sobre o valor sonoro das palavras do texto. Conteúdos Leitura.
Anos
1º / 2º ano. Tempo Estimado
4 aulas. Material Necessário
Texto de memória: “O Cravo e a Rosa”. Desenvolvimento 1ª etapa
Separe a sala em duplas produtivas e distribua o texto “O Cravo e a Rosa” para os alunos.
2ª etapa
Ler o texto em voz alta, coletivamente, pedindo aos alunos que acompanhem as palavras que forem sendo lidas com o dedo. Texto: Cantiga de Roda – “O Cravo e a Rosa” O CRAVO BRIGOU COM A ROSA
DEBAIXO DE UMA SACADA
O CRAVO SAIU FERIDO
E A ROSA DESPEDAÇADA O CRAVO FICOU DOENTE
A ROSA FOI VISITAR
O CRAVO TEVE UM DESMAIO
A ROSA PÔS-SE A CHORAR. 3ª etapa
Leia algumas palavras e peça aos alunos que procurem no texto e as pintem com lápis de cor, justificando suas escolhas. Buscar, por exemplo: Todas as vezes que aparecer Cravo e Rosa; sacada, desmaio, ferido, chorar, entre outras.
4ª etapa Entregar os textos recortados para que sejam ordenadas, usando os procedimentos de leitura já adquiridos, utilizando pistas gráficas (letras iniciais e finais, relação som e escrita). Avaliação
Registre suas observações sobre as hipóteses dos alunos quanto à leitura e ordem do texto e quais foram as pistas utilizadas por eles nessa ordem, percebendo se houve avanço em suas reflexões sobre o sistema de escrita.