Educação Física
Edson Souza de Azevedo e Viktor Shigunov Mestrado em Educação Física CDS/UFSC
Caracterizando as abordagens
As Abordagens Pedagógicas da Educação Física podem ser definidas como movimentos engajados na renovação teórico-prático com o objetivo de estruturação do campo de conhecimentos que são específicos da Educação Física. Tanto que, Souza Júnior (1999) afirma que estes movimentos surgem “Na busca de uma nova dimensão, tais proposições sugerem desde o que entendem como elemento específico (objetivo de estudo) da E.F., passando por operacionalização de conteúdos do ponto de vista pedagógico, indo até o entendimento de como avaliar em Educação Física” (p.20-21).
Como citado anteriormente, existem disputas pela hegemonia no pensamento pedagógico e científico da Educação Física, como também, a construção de seu campo acadêmico gerando uma diversidade de abordagens norteadoras da Educação Física brasileira.
Analisar-se-á exclusivamente as que se consideram de maior expressão no cenário nacional e também como referencial para o estudo. Também, como esclarecimento adverte-se para o fato de que algumas Abordagens adequam-se parte ou exclusivamente à Educação Infantil e fundamental onde urge que se estabeleça um rol integral das 2 mesmas para uma completa visão do universo de linha e propostas de ensino da Educação Física Brasileira.
• A Abordagem da Concepção de Aulas Abertas está fundamentada na vida de movimento das crianças, na história de vida e na construção da biografia esportiva dos estudantes de E.F., na concepção de esporte e movimento que a sociedade vem construindo ao longo da história e na realidade das aulas de Educação Física Escolar. A concepção de Aulas Abertas em Educação
Física considera a possibilidade de co-decisão no planejamento, objetivos, conteúdos e formas de transmissão e comunicação no ensino. Concebida, na expectativa de que essa nova visão fosse alterar a