Resumo de um artigo de epistemologia
Introdução
A palavra hermenêutica é derivada do grego “interpretar” e tem duas origens. Uma do deus grego Hermes em seu papel de mensageiro dos céus, enquanto que outra se refere ao conhecimento oculto e secreto digno de interpretação. Hermenêutica também está presente na filosofia e na área jurídica, cada um com seu significado. Segundo a filosofia, a hermenêutica aborda duas vertentes: a epistemológica com a interpretação de textos e a ontológica que remete para interpretação de uma realidade.
Diante disso, nos sentimos provocados a pensar os desdobramentos desta compreensão para o campo educacional e em particular, para a Educação Física.
Ao compreender a hermenêutica como um caminho pra o pensar, devemos articular possibilidades de aproximação entre hermenêutica e o trabalho docente na E.F. no sentido de que o trabalho docente se propõe a possibilitar que algo antes não conhecido, algo estranho, passe a se tornar familiar, conhecido, tanto no que se refere aos discentes como aos docentes.
Finalmente, foram apresentados argumentos acerca de possibilidades para uma orientação hermenêutica ao trabalho docente na Educação Física brasileira.
Caminhos teórico-metodológicos
Este estudo caracterizou-se como sendo de natureza descritiva bibliográfica, pautado por uma orientação hermenêutica. Desenvolveram uma busca que possibilitasse encontrar referenciais hermenêuticos no campo da E.F. brasileira. Foram estabelecidas oito fontes de consultas: sete periódicas e uma biblioteca digital, no intuito de identificar a presença de artigos que abordem ou se aproximem de uma discussão fundamentada pela hermenêutica, todos relacionados ao campo da E.F.
Compreenderam a hermenêutica por “interpretação”, partindo disso, a interpretação e também a compreensão, passam a representar modos fundantes da existência humana, sendo assim, “interpretação” e “compreensão” adquirem caráter de centralidade na discussão hermenêutica.
A discussão hermenêutica