ciencia
APÍTULO 6
Referências
A partir da perspectiva do saber fazer, neste capítulo você terá os seguintes objetivos de aprendizagem:
33 Compreender a importância do uso das normas da referência na elaboração do artigo científico.
33 Descrever as fontes utilizadas na elaboração do artigo, conforme a ABNT.
Metodologia do Trabalho Científico
102
Capítulo 6
Referências
Contextualização
Ao elaborar o seu artigo, você consultou vários documentos, além disso, pode ter citado esses documentos no decorrer do texto. E, ao final da elaboração do artigo, você pode se perguntar: como farei as referências dos documentos citados? Então, frente a isto, o propósito deste capítulo é expor como deverão ser feitas as referências dos vários documentos citados no seu artigo científico.
Neste capítulo, você encontrará as formas de como referenciar livros, livros considerados em partes, teses, dissertações e trabalhos acadêmicos, enciclopédias, jornal, revista, anais, entrevistas, internet e jurisprudência.
Para outros tipos de referências, que não foram expostas acima, em virtude de não serem tão comuns, consulte a ABNT,
NBR 6023(2002).
Referências
Entende-se por referências a relação de fontes (livros, artigos, leis...) que foram citadas no decorrer da pesquisa e que devem obrigatoriamente ser apresentadas no final dos textos acadêmicos e científicos. (SANTOS, 2007).
Ou ainda, as referências, de modo convencional, são o conjunto de elementos que, retirados de um documento, possibilitam a sua identificação.
No caso do Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas prescreveu de que forma devem ser feitas as referências através da NBR 6023(2002), que entrou em vigor em 29 de setembro de 2002. A Norma tem como propósito fixar os elementos das referências e, também, estabelecer convenções para transcrição e apresentação de informação originada do documento e/ou outras fontes de informação que serviram de fonte para a pesquisa.