Resumo visca
Jocilene Ferreira Lima**
RESUMO
Este artigo, de caráter bibliográfico, apresenta nos estudos da Epistemologia Convergente, elencados por Jorge Visca (1935-2000), que a aprendizagem do ser humano dar-se desde o seu nascimento e esta é ininterrupta e que, a teoria criada por esse psicopedagogo argentino fundamenta - se na assimilação recíproca das contribuições das escolas piagetianas, psicoanalíticas e da psicologia social. A análise busca apresentar não só compreender o porquê de o sujeito não aprender alguma coisa, mas o quê ele pode aprender e como.. Em linhas gerais, o artigo fornece uma visão critica/reflexiva não somente da ideia do próprio autor como de autores influenciados por Jorge Visca. E fornece subsídios para o trabalho construtivo onde visa resgatar a identidade profissional.
Palavras - chave: Epistemologia Convergente, aprendizagem e
INTRODUÇÃO
A Epistemologia convergente é uma linha teórica, criada pelo psicopedagogo argentino Jorge Visca (1935-2000), que propõe um trabalho clínico utilizando-se da confluência das três linhas: A Psicogenética (Piaget), a Psicanálise (Freud) e a Psicologia social (Enrique Pichon Riviere) onde, apresenta uma dimensão clássica de clínica, propondo diagnóstico, tratamento corretor e prevenção.
Para Visca (1987), a aprendizagem depende de uma estrutura onde envolva o cognitivo/afetivo/social, nas quais estas sejam indissociavelmente ligadas a alguns aspectos desses três elementos. Sendo assim, a inteligência vai se construindo a partir da interação do sujeito e as circunstâncias do meio social.
social (Enrique Pichon Riviere), onde apresenta uma dimensão clássica de clínica, propondo diagnóstico, tratamento corretor e prevenção.
A partir dessas três linhas, estuda-se a aprendizagem e seus problemas onde se caracteriza por ser uma visão incorporada do conhecimento.
Mas o que é a aprendizagem? De que forma acontece?
Podemos