Prática de inglês
1 – Texto: O que é ser um bom instrutor? (Ricardo Schutz)
a) Detecte o perfil, de acordo com o autor, de um ‘‘bom instrutor’’.
b) Analise o item ‘‘Qualificação acadêmica’’, notadamente quando o autor diz: ‘’...e é desejável também que tenha noções sobre diferentes métodos de ensino de língua, noções de fonologia e alguma experiência como instrutor.’’
.Após análise comente sobre o que se pede:
.Será que apenas ‘’noções’’ serão suficientes para caracterizar um bom instrutor?
.Terá habilidade, sensibilidade e flexibilidade se durante a condução das aulas houver necessidade de mudar o método para que haja uma aprendizagem eficaz/efetiva?
Para Schutz, o bom instrutor é aquele que tem o domínio da língua, da cultura e que possui qualificações que servirão de base para que através do seu trabalho, os alunos possam desenvolver boa assimilação de conteúdo. a) O autor expõe que o perfil de um bom instrutor está relacionado à competência na língua e na cultura, na qualificação acadêmica, características de personalidade, dessa forma compartilhamos da mesma ideia do autor e entendemos que quanto maior a habilidade e flexibilidade do instrutor, melhores serão seus resultados.
b) Acreditamos que não, pois a qualificação acadêmica é essencial, entretanto não é a única característica de um bom instrutor. Ex: o profissional pode ser habilitado, ter noção dos métodos, bom conhecimento gramatical e até mesmo alguma experiência, mas não conseguir dominar o conhecimento que possui, não ter uma pronúncia correta e não apresentar metodologia de ensino adequada.
O professor pode até ter conhecimento dos diferentes métodos de ensino, mas para que a aprendizagem seja eficaz e efetiva será necessário que ele domine a nova didática e seja dinâmico em suas explicações, o que muitas vezes não ocorre. Um ótimo exemplo acontece quando um aluno faz uma pergunta além do