Prática de ensino
Outra forma de trabalho independente e’ a ficha didática no qual os alunos vão estudando os conteúdos, resolvendo os exercícios e comparando as suas respostas com as que estão contidas nas fichas de correção.
3. Metodo de elaboração conjunta
E’ uma forma de interação ativa entre professor e alunos visando obtenção de novos conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções, bem como a fixação e consolidação dos conteúdos já adquiridos. Neste método, supõe-se que o aluno já tenha um pré-conhecimento sobre o conteúdo, incorpore os objetivos a atingir e tenha disponibilidade de conhecimentos e experiências. Seu caráter pedagógico-didatico esta no fato de supor que os alunos estejam aptos a conversar sobre ele. Sua forma mais típica e’ a conversação didática, ou aula dialogada, sendo ela “aberta” e o resultado decorrente e’ contribuição conjunta de professores e alunos. A conversação didática atinge seu objetivo quando os temas abordados se tornam atividade de pensamento dos alunos, desenvolvendo nos alunos habilidades para expressar suas opiniões fundamentadas, e verbalizar a sua própria experiência.
A forma mais usual de se organizar a aula dialogada e’ a pergunta, tanto de aluno quanto de professor, estimulando o raciocínio, incitando os alunos a observarem, pensarem, duvidarem, tomarem partido, e também um indicio de compreensão da matéria. Esta pode ser feita sobre condução direta do professor (conversa com a classe toda) e forma indireta (discussão entre grupos). Algumas recomendações são necessárias para a elaboração das perguntas: * Deve ser preparada cuidadosamente; * Iniciada por pronome interrogativo correto;