Educação financeira
Educação financeira
Professora: Verbenia
Aluno: Lucas Diego de oliveira santos
Tema: moedas brasileiras
Ji-Paraná, de Março de 2012 .
Sumario
Introdução ........................................................02
Corpo do trabalho..........................................03
Ilustração do trabalho..................................
Conclusão................................................
Bibliografia..............................................
Introdução
Neste trabalho, vamos ver como era o dinheiro bem antigamente, ver também os dinheiros que já passou ate chegar ao real.
A atual série de cédulas foi uma das mais duradouras da história do dinheiro brasileiro. Circulou praticamente sem nenhuma modificação por quase 16 anos - de março de 1994 até o momento - e só não durou mais do que a primeira série de notas do cruzeiro, moeda criada por decreto do então presidente Getúlio Vargas em 1º de novembro de 1942, substituindo o velho real (mais conhecido como "mil-réis") e que circulou até 1975. O fim desta série marcou o início do ciclo de mudanças constantes na cara e, principalmente, nos valores e nomes da moeda nacional. Outro objetivo da criação do Cruzeiro foi unificar o meio circulante, já que antes de 1942 existiam 56 tipos diferentes de cédulas, sendo 35 do tesouro nacional, 14 do Banco do Brasil e sete da extinta Caixa de Estabilização. Foram usadas aproximadamente oito notas do antigo padrão Mil-Réis, carimbadas para o novo valor (1$000 = Cr$ 1,00).
"Índio que assobia"
A série inicial de cruzeiros conheceu as primeiras mudanças em 1961, quando a cédula de 5 cruzeiros, que trazia a efígie do Barão do Rio Branco, foi substituida por outra, de desenho mais moderno, com o rosto em perfil de um índio. A "nota do índio" logo