PRÁTICA DE ENSINO VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO (PE:VAE)
LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS
PRÁTICA DE ENSINO VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO (PE:VAE)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
PLANO DE AULA – EF II
Porto Alegre RS
2014
IMPORTANCIA DO PLANO DE AULA
Antes da ministração das aulas desse ser elaborado um planejamento, desenvolvido a partir das necessidades dos discentes, sob orientação do professor regente da referente disciplina em caso de estágio, ou sobre orientação de Supervisora de ensino. Segundo Vasconcellos,2000.
“Planejar é antecipar mentalmente uma ação ou um conjunto de ações a ser realizada e agir de acordo com o previsto. Planejar não é, pois, apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensa”.
Deve-se haver um planejamento equilibrado, este não deve ser inflexível nem ser apenas um simples registro.
Pode-se dizer que o planejamento representa o que o educador realizará em de sala de aula para conduzir os educandos a alcançarem os objetivos educacionais propostos, lembrando que este é um momento de pesquisa e reflexão. De acordo com Libâneo,1994.
“A ação de planejar, portanto, não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo, é, antes, a atividade consciente da previsão das ações político-pedagógico, e tendo como referência permanente ás situações didáticas concretas (isto é, a problemática social, econômica, política e cultural) que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais, a comunidade, que integram o processo de ensino”.
Deve haver atenção por parte do educador sobre o conteúdo que será aplicado em sala de aula: Como, quando e qual será a metodologia usada, para que os momentos em aula sejam usados da melhor maneira possível.
O planejamento é uma tradução do que o educador fará em sala de aula.
Antes de ministrar as aulas é feito um planejamento, que é desenvolvido a partir das