Prática de Comunicação Interna
Para nós, estudante de Relações Públicas, a comunicação interna é um ponto vital na estruturação empresarial. Por possuirmos um profundo conhecimento das relações e da estrutura organizacional moderna, atuamos de maneira participativa nestes processos, mesmo que de forma indireta.
Sabendo da importância deste assunto nos tornamos facilitadores destes processos de comunicação nos núcleos onde atuamos. Nossas ações giram em torno da organização, manutenção e desenvolvimento comunicação organizacional. Nossas referências estão nas abordagens desenvolvidas por Marchiori, que aborda a comunicação de forma estratégica e essencial para o desenvolvimento e manutenção das organizações.
Nossas tarefas, no cotidiano, permeiam as analises desenvolvimento e aplicação de ações que possam desenvolver uma mentalidade do coletivo, dentro das empresas, a fim potencializarem as ações de comunicação.
Na comunicação interna é possível conhecer o público, e consequentemente, conhecer o tipo de empresa e quais serão os possíveis resultados que esta empresa obterá diante do mercado. Crescimento, estabilidade, reconhecimento, são os indicadores que reafirmam a existência da organização e isto é possível através de trabalho da gestão da comunicação no interior (público interno) da instituição.
A experiência, dentro do mercado de trabalho, confirma as demandas da sociedade, que apresenta mudanças culturais, epistemológicas e políticas. Isto denota a necessidade flexibilizar o entendimento sobre os aspectos das estruturas funcionalistas das organizações. As atividades vivenciadas, nas empresas de atuação, trabalham a percepção de Relações Púbicas e atentam para as falhas e tomada de decisão para correção e melhoramento nos processos comunicativos.
Mas o que fica claro, que a aptidão para o desenvolvimento e aprimoramento da comunicação organizacional está intimamente ligada à pesquisa e no estudo do público e as empresas devem