Comunicação interna nas empresas
TITULO:
Comunicação Interna nas Organizações
DISCIPLINA:
GESTÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING
TEMA:
Comunicação Interna nas Organizações
TÍTULO:
Comunicação Interna nas Organizações
OBJETIVO:
Explicar o que pretende alcançar com este trabalho (verbo no infinitivo).
Mostrar as práticas de comunicação interna na empresa como elemento de diferenciação competitiva com ganhos no que se refere ao planejamento, à tomada de decisão e na imagem da empresa junto ao seu mercado.
JUSTIFICATIVA:
Assim como na relação com o público externo, também na integração entre os setores internos da empresa, a comunicação necessita planejamento e gestão.
INTRODUÇÃO:
A Comunicação Integrada é a soma das estratégias e ações desenvolvidas ao longo de toda a estrutura da empresa junto aos seus públicos internos e externos e que objetivam o fortalecimento da imagem e da marca.
DESENVOLVIMENTO:
Empresas com deficiências nas suas práticas de integração interna passam a apresentar desempenhos independentes nas diferentes áreas de operações. Seu sentido de unidade, a visão dos valores e da missão mostram-se prejudicados. Nestas organizações, o diálogo produtivo passa a ser uma prática difícil de ser alcançada e criam-se nichos de poder que em nada contribuem para a obtenção de bons resultados.
A comunicação interna, do ponto de vista da gestão estratégica, não pode ser o resultado de bem intencionados esforços individuais mas sim estar presente em toda a cultura da organização com as ferramentas necessárias que produzam o fortalecimento de toda a estrutura e que, na finalização, apresentem ao seu mercado, um discurso único e consistente.
Na busca da eficiência, os processos de comunicação interna passam pela clara definição da hierarquia porém com a necessária flexibilização para não criar estruturas tão engessadas em que as boas idéias se perdem ou ainda que prejudiquem a iniciativa e a criatividade dos colaboradores.
A