Alimentos Minimamente Processados - Melão
Disciplina: Alimentos minimamente processados Docente : Prof. Silvio José Ferreira de Souza Discentes: Camila Aparecida Oliveira Danielle Silveira
24 de Maio de 2012
1-Alimentos minimamente processados
A tecnologia de produtos minimamente processados (PMP) ou fresh-cut está se desenvolvendo rapidamente em consequência de uma forte demanda desses produtos pelo consumidor. Essa tecnologia, proporciona ao consumidor um produto semelhante ao fresco, com vida útil prolongada e ao mesmo tempo com boas qualidades nutritivas e sensoriais. O processamento mínimo inclui operações de seleção, lavagem, descascamento, corte, fatiamento, sanificação, centrifugação, acondicionamento e armazenamento, realizadas de modo a obter-se um produto comestível fresco pronto para consumo. Essas operações conduzem a estresses mecânicos, que aceleram o metabolismo desses produtos, levando-os à rápida deterioração. (ARAÚJO , 2004)
2- Melão O meloeiro é membro da família Cucurbitaceae e supõe-se que ele é originário da África Tropical. As principais variedades botânicas de melões produzidos comercialmente pertencem a dois grupos: Cucumis melo inodorus Naud. e C. melo cantaloupensis Naud., que correspondem, respectivamente, aos melões inodoros e aromáticos. (FRUTAL , 2006)
Os melões da espécie C. melo cantaloupensis apresentam excelente valor nutritivo, uniformidade dos frutos e uma vida útil relativamente curta, geralmente não ultrapassando quatorze dias, baixa sensibilidade ao frio, e coloração da polpa variando desde o alaranjado escuro até o branco e o verde, enquanto que o comportamento respiratório de cada variedade também é bastante diferente. (FRUTAL , 2006)
A qualidade pós-colheita do melão é complexa, uma vez que depende de vários fatores como escolha do local de plantio, preparo do solo, cultivo, condições