Provocação filosófica
A legislação brasileira proíbe o trabalho infantil até os 14 anos de idade, entre os 14 e os 16 anos o adolescente pode trabalhar como aprendiz, e a partir dos 16 anos o jovem pode trabalhar com a carteira assinada, porem esta não é a realidade de muitos jovens brasileiros.
Milhares de crianças e adolescentes que deveriam estar na escola, estão hoje trabalhando em situação precária, correndo perigo, sem nenhuma estrutura e sem nenhum beneficio, mas quem pensa que é só no campo que há a exploração infantil se engana, nas cidades também há muitos jovens trabalhando em situação irregular.
Os mais atingidos pela exploração são os pequenos entre 5 e 13 anos que alem de trabalharem muito antes do tempo são muitas atingidos pela exploração sexual, todos os dias chegam ao pais milhares de estrangeiros procurando turismo sexual, e nossas crianças estão perdendo a infância cada vez mais cedo, em determinadas partes do pais há meninas e meninos de até 9 anos de idade se prostituindo para bancar vícios próprios e as vezes dos pais em drogas e álcool.
O Brasil deveria investir mais em programas de assistências as famílias carentes e principalmente nos estudos de tantas crianças que ficam por ai pelas ruas e acabam sendo enganadas por pessoas que prometem ajudar quando só querem explora-las.
É vergonhoso que um país como o Brasil que está em constante desenvolvimento e se prepara para receber uma copa do mundo tenha níveis tão elevados de crianças trabalhando ao invés de estarem na escola. Crianças que deveriam estar estudando para ter a possibilidade de ter um futuro melhor estão pelas ruas sendo abusadas e se metendo no mundo das drogas.
O governo deveria criar principalmente programas de apoio para os estudos do adolescente como cursos técnicos oferecidos pelo governo, programas culturais a que todos possam ter acesso. Assim nenhuma criança nem adolescente teria dificuldades para estudar e poderia ser ter a chance de um futuro melhor.
Quando o