Teoria Marxizista

296 palavras 2 páginas
Teoria Marxizista
A teoria Marxizista é um conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mas tarde por outros seguidores. Essa teoria é baseado na concepção materialista e dialética da História, cujo interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classe daí consequentes. O Marxismo compreende o homem como ser um social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, isso é o que diferencia os homens de outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas.
Fruto de décadas de colaboração entre Karl Marx e Friedrich Engels, o marxismo influenciou os mais diversos setores da atividade humana ao longo do século XX, desde a política a e prática sindical até a análise e interpretação de fatos sociais, morais, artísticos, históricos e econômicos. O marxismo foi utilizado desvirtuadamente como base para as doutrinas oficiais utilizadas nos países socialistas, nas sociedades pós-revolucionárias.
A teoria marxista da sociedade é um conjunto de sociedade que possui grande influência na teoria sociológica em geral e apresenta duas definições de sociedade:

“ Conjunto das relações sociais” ;
“ Totalidade social caracterizada pelo modo de produção dominante, modos de produção subordinados e superestrutura”.
Estas duas definições não são antagônicas, pois a segunda apenas especifica a primeira.
A sociedade seria um conjunto de A sociedade seria um conjunto de relações sociais marcado pela luta de classes, sendo que as classes sociais seriam constituídas nas relações de produção dominantes e subordinadas, bem como na superestrutura ou formas de regularização das relações sociais.
Interessava-se primordialmente pelo desenvolvimento das classes e pelo seu papel na provocação de mudanças sociais e

Relacionados