questionario agregados construção civil
Os agregados para indústria da construção civil são os insumos mais consumidos no mundo. Dessa forma, os agregados são matérias granulares, sem e volume definidos, de dimensões e propriedades adequadas para uso em obras de engenharia civil. Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos. Com relação à origem, podem ser chamados de naturais e artificiais. Naturais são os materiais que forem extraídos em sua forma fragmentar, sendo está, a forma que se encontra do material na sua área fonte. Como exemplo de agregados naturais tem: areia e cascalho. Artificiais são os materiais que são extraídos em forma de blocos e precisam passar por processos de fragmentação, como a brita e areia britada. Quanto ao tamanho dos fragmentos, tem-se: agregados miúdos, os materiais com diâmetro mínimo superior de 4,8mm até diâmetro máximo de 0,075 mm, especificada pela norma ABNT NBR 7211. Como exemplo de agregado miúdo tem: areias de origem natural, encontrada como fragmentos, ou resultante de britagem. Define-se ainda agregado graúdo, ou pedregulho, os materiais com diâmetro mínimo de 4,8mm e máximo de 152 mm, especificada pela mesma norma citada anteriormente. Como exemplo de agregados graúdos tem: cascalho e brita.
2. Quais são as importâncias econômicas e técnicas dos agregados?
Os agregados trazem mais resistência e compacidade ao concreto e argamassa, bem como possibilitam uma mistura mais densa e menos permeável com menor retração por secagem, ou seja, melhora as propriedades mecânicas. E por ser de baixo valor quando comparado ao cimento, é mais econômico pois sua utilização acarreta numa menor quantidade de cimento.
3. O que é um agregado miúdo? Em que peneira ele não passa? Agregado miúdo é o material com diâmetro entre 0,075mm e 4,8mm. Portanto, o agregado miúdo passa pela peneira