Areia e Brita
Os agregados para a indústria da construção civil são os insumos mais consumidos do mundo. Eles são materiais granulares, sem forma e volume bem definidos, de dimensões e propriedades estabelecidas que são empregados na construção civil. Podem ser classificados levando-se em consideração sua origem, densidade e o tamanho dos fragmentos. Dois exemplos de agregados serão objetos de estudo nesse relatório: areia e brita. Os agregados são as matérias-primas mais importantes usadas na indústria da construção civil, são os recursos minerais mais acessíveis à humanidade. O concreto, em média, contém 42% de brita, 40% de areia, 10% de cimento, 7% de água e 1% de aditivos químicos por metro cúbico. O concreto, em volume, é o segundo material mais consumido pela humanidade, sendo somente superado pela água.
O crescimento populacional e o crescimento da quantidade de bens e serviços transacionados num país é um processo que ocorre concomitantemente ao consumo de minerais para uso direto na construção civil. A indústria de agregados minerais proporciona insumos para a infra-estrutura urbana, industrial e malha viária nacional.
Tudo que cerca a sociedade em desenvolvimento está atrelado ao uso de agregados.
Tamanha sua importância que foi necessário a criação de uma legislação específica por serem reconhecidos como minerais de interesse social. São utilizados principalmente para confecção de concreto, blocos para revestimento de edifícios, proteção de taludes de barragens, pedra britada para os leitos de ferrovias, aeroportos e rodovias, blocos para calçamento de ruas, avenidas, em indústria de cerâmica, de vidro, etc.
É possível deduzir que os agregados são obtidos em rochas cristalinas ou depósitos naturais sedimentares. As propriedades físicas e químicas dos agregados e as misturas ligantes são essenciais para a vida das estruturas (obras) em que são usados. São inúmeros os casos de falência de estruturas em que é possível chegar-se a