provas piagetianas
Provas de classificação:
Prova de mudança de critério - dicotomia
A) Descrição de material
40 figuras geométricas
5 círculos pequenos azuis
5 círculos pequenos verdes
5 círculos grandes azuis
5 círculos grandes verdes
5 quadrados pequenos azuis
5 quadrados pequenos verdes
5 quadrados grandes azuis
5 quadrados grandes verdes
1 caixa com divisória interna
B) Execução
O avaliador coloca as fichas em desordem sobre a mesa e pede à criança que as descreva: “Diga-me o que você está vendo”.
Classificação espontânea – consignas possíveis: “Pode reunir em grupos todas aquelas fichas que podem ficar juntas”. ”Ponha junto aquelas que se parecem muito.” Quando a criança termina, pergunta-se o porquê da sua classificação. Por exemplo: “Por que as colocou desta maneira?” (anotar a resposta).
Dicotomia: apresentar a tampa com a divisão e propor: “Agora, poderia fazer somente dois montes (grupos) e colocá-los nestes dois espaços?” Quando a criança terminar: “Por que colocou todas essas juntas? E aquelas? Como poderíamos chamar este monte? E aquele?” (anotar).
Primeira mudança de critério: “Poderia colocar agora de outra maneira em dois montes?” Se a criança voltar ao primeiro critério, dizer: “Mas isto você já fez, pode encontrar outra maneira de colocar junto o que pode ficar junto em dois montes?” Se for necessário, o avaliador inicia a classificação e pede à criança que continue.
Segunda mudança de critério: “Poderia colocar agora de outra maneira em dois montes?” “Pode dispô-lo de novo de outra maneira?” Às vezes é conveniente pedir à criança que recapitule as outras classificações: “Como você colocou da primeira vez, e depois?”
C) Avaliação
Resposta do nível 1 – coleção figural: corresponde ao pensamento intuitivo global (4/5 anos). A criança deste nível só pode agrupar as fichas levando em conta não a totalidade delas e sim as semelhanças qualitativas (forma, tamanho, cor, etc.) de um elemento com outro (relação de