Prova
1. Sentido Clássico de política são eleições,, voto partido, parlamento, governo. Nesses âmbitos, o uso da política assume diferentes formas, como luta pelo poder, concorrência entre partidos, formação de grupos de interesse áreas o exercício da influencia, táticas, acertos, combinações, que as vezes a identificam com uma atividade política menor ou com a infra política. De origem grega a política era associada a policy, ou seja, a cidade e indicava toda a atividade humana que tinha como referencia a esfera social, publica e cidadã e depois passou a significar também o estudo do tema ou o saber constituído sobre essa atividade. No decorrer do tempo o termo política foi perdendo seu sentido original mas manteve como centro da atividade política o estado.
2. Coesão pura e simples como acontece nas ditaduras ou nos estados restritos. A coesão pura expressa a falência da política pois, alem de ser antidemocrática e incapaz de subjugar por completo os oprimidos, impede o desenvolvimento de relações constritivas no âmbito da sociedade. A política como instrumento de consenso, negociação e entendimento entre as parte conflitantes, usado nas democracias ou nos estados ampliados. Permite a organização social como espaço instituído, construído articulado por conflitos, propiciando a diversificação e a multiplicação de direitos de cidadania.
3. Política publica sua maior identificação é com o que em latina se denomina res publica (Res) coisa, publica (de todos) por isso constitui algo que compromete tanto o estado quanto a sociedade. Publica organização política que se pauta pelo interesse comum, de comunidade, da soberania popular e não soberania dos que governam. Política publica faz do ramo de conhecimento denominado policy science surge no Estados Unidos e na Europa, no sendo pós guerra, período que o estado de bem-estar se consolidou nos países capitalistas industrializados do ocidente.
As três principais características da política publica são: