PROVA
As operações logísticas das empresas passaram por evoluções por diversas razões: desde as necessidades de consumo até as de competição. Evoluiu-se de um momento em que havia prática de escambo, na Era Colonial, até se chegar à era das grandes redes de varejo. Cada um desses contextos tem suas características.
De maneira geral, a indústria, o comércio e os serviços passaram por uma evolução para atender à crescente demanda e aproveitar as oportunidades de negócio frente ao crescimento da concorrência. A ideia era atender mais e melhor por um preço menor. A competição passava a estar centralizada em como se faz e não em o que se faz. Em outras palavras, a competição estava na eficiência percebida em produzir e entregar em um prazo e preços aceitáveis.
Hoje, podemos dizer sem medo de errar que a competição não está no produto ou serviço que uma empresa vende, mas em como vende, pois o produto comercializado pode ser encontrado em qualquer outra empresa. O como é feito é o diferencial.
Nesse contexto, podemos definir logística como:
[...] o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente e eficaz o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do cliente (CSCMP, 2004).
Para atender a essa definição ou até mesmo podermos dizer qual é a missão da logística, é necessário que se subdivida em algumas áreas ou funções. Uma dessas funções ou áreas é a movimentação e armazenagem, que será mais bem detalhada a seguir.
1.1 Movimentação e armazenagem
É importante que, em cada disciplina estudada, o aluno enxergue o papel da disciplina dentro do curso. Assim, qual é o papel da armazenagem na logística?
Vamos observar um modelo para entender:
10
Unidade I
Fábrica A
Fábrica B
Fábrica C
Armazén de distribuição
Armazén para consolidar