prova lcl
Sistemas Operacionais
Aula 9
Questão 1: Na área da computação, cache é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede. A vantagem principal na utilização de um cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento - que pode ser demorado -, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos.
O uso de memórias cache visa obter uma velocidade de acesso a memória próxima da velocidade de memórias mais rápidas, e ao mesmo tempo disponibilizar no sistema uma memória de grande capacidade, a um custo similar de memórias de semicondutores mais baratas.
Questão 2: Memória ROM
Questão 3: cada nova solicitação de execução de um novo programa, o sistema operacional carrega-o na memória e, caso já tenha um processo presente, esse será sobrescrito. Observe na Figura 2 um exemplo em que o processo 1 (P1), que estava em execução, sai da memória dando o espaço para o processo 2 (P2) ser carregado na memória e, posteriormente, executado. Para atender a necessidade da multiprogramação (uso simultâneo da CPU) e para permitir a execução de mais de um programa por vez, foram desenvolvidos novos esquemas de gerenciamento.
Questão 4: Se quisermos que vários processos sejam executados ao mesmo tempo, teremos que mantê-los na memória. Mas, como isso seria possível? Uma opção seria dividir a memória em pequenos lotes, como os lotes de um condomínio de casas. O sistema operacional poderia distribuir essas partições com os processos que serão criados. Teríamos, então, na mesma memória, diversos programas em execução, bastando gerenciar os endereços de memória de cada um desses lotes de bytes.
Como os processos variam muito de tamanho, os sistemas operacionais que se utilizam da multiprogramação com partições fixas procuram variar o tamanho dos lotes de memória, tentando aperfeiçoar o uso da memória;