Prova De Otica
Joaquim, diante de um espelho, observa a imagem de uma pequena fonte de luz F, como representado na figura ao lado. Joaquim percebe a imagem dessa fonte localizada mais próxima do ponto
A) K.
B) L.
C) M.
D) N.
QUESTÃO 2
A câmara escura mostrada na figura é uma caixa fechada, sendo uma de suas paredes feita de vidro fosco. No centro da parede oposta ao vidro, há um pequeno orifício F.
Quando colocamos diante desse orifício, a certa distância, um objeto luminoso (por exemplo, a letra P), vemos formar-se sobre o vidro fosco uma imagem desse objeto.
ASSINALE a alternativa que mostra corretamente a representação da imagem observada no vidro fosco.
QUESTÃO 3
Bruna estava na praia e observava um navio a grande distância. Notou que, do navio, um grande tubo cilíndrico vertical, de 6,0 m de comprimento, expeliu certos vapores e, depois de alguns segundos, ouviu o som emitido por ele. A velocidade de propagação do som no ar, dentro do tubo e fora dele, é igual a 340 m/s.
Com base nessa descrição, faça o que se pede.
A) EXPLIQUE por que Bruna, primeiro, notou os vapores expelidos pelo tubo e, somente após alguns segundos, ouviu o som emitido por ele.
A velocidade de propagação das ondas luminosas é muito maior que a velocidade das ondas sonoras.
Como a distância percorrida pelas ondas é a mesma, as ondas luminosas são percebidas primeiro pela Bruna.
B) Considere que o tubo que emitiu o apito do navio seja aberto nas duas extremidades, e que a figura a seguir represente as ondas estacionárias que se estabelecem dentro dele quando o som do apito é emitido.
DETERMINE o valor da frequência do som emitido pelo apito. 1,5λ = 6,0 m λ = 4,0m f = = 85 Hz
QUESTÃO 4
Na figura ao lado, A1 e A2 representam duas fontes sonoras, em fase, que emitem ondas com a mesma frequência.
No ponto O está localizado um observador. As ondas emitidas têm frequência de 1700 Hz e velocidade de propagação igual a 340 m/s.
Considerando os sons