PROVA B1
1- Avaliação 1º bimestre (peso 4 na média ) – Cada questão vale 1,0 (um) ponto
2- Respostas com caneta preta ou azul, sem uso de corretivos.
3- A interpretação faz parte da prova.
4- Prova destina-se a alunos regularmente matriculados. Provas que por ventura forem realizadas em qualquer outra situação acadêmica não serão consideradas.
Questão (01) – Segundo Oliveira e Perez Junior (2012), os conceitos básicos necessários para entendimento dos procedimentos contábeis relativos às aplicações de recursos em títulos e valores mobiliários são:
I - Títulos de Crédito são papéis emitidos por entidades financeiras e não financeiras com o objetivo de captação de recursos no mercado, com prazo de vencimento e rendimentos pré e pós-fixados.
II - Valores Mobiliários são papéis emitidos por entidades financeiras e não financeiras representativas de frações de um patrimônio.
III - Aplicações Financeiras são aplicações de recursos em bens de natureza não monetária representados por valores mobiliários sem prazo de vencimento ou taxa de rendimento predeterminada.
IV – Investimentos são aplicações de recursos em papéis de natureza monetária com prazo de vencimento e taxas de rendimentos pré ou pós-fixadas.
V - Ativo Circulante são bens e direitos que serão realizados até o final do próximo período; Ativo não Circulante são bens e direitos que serão realizados após o final do próximo período; e Ativo Não Circulante – Investimentos são as participações permanentes em outras empresas e os direitos de propriedade de qualquer natureza, não destinados à venda nem ao uso nas atividades operacionais.
Assinale a alternativa correta:
a) I, II e III
b) I, II e V
c) II, III e V
d) III, IV e V
e) III, IV e V
Questão (02) – O Método da Equivalência Patrimonial foi instituído pela Lei nº 6.404/76