Educação Física
(B1, B2, B3)
I - Regras Gerais
1. Regras básicas
1.1 O regulamento actual da IAAF (International Amateur Athletic Federation) será aplicado em todos os casos, excepto nas adições e modificações especificadas abaixo.
1.2 Havendo qualquer dúvida sobre o regulamento da IBSA, prevalecerá a versão em inglês.
2. Aptidão para competição
2.1 Estarão aptas para a competição da IBSA as categorias desportivas definidas como B1, B2 e B3, na secção 3, abaixo.
3. Classificação
B1: De nenhuma percepção luminosa em ambos os olhos até à percepção de luz, mas incapacidade de reconhecer o formato de uma mão a qualquer distância ou direcção.
B2: Da capacidade em reconhecer a forma de uma mão até à acuidade visual de 2/60 e/ou campo visual inferior a 5 graus.
B3: Da acuidade visual de 2/60 à acuidade visual de 6/60 e/ou campo visual de mais de 5 graus e menos de 20 graus.
Todas as classificações devem considerar ambos os olhos, com melhor correcção (isto é, todos os atletas que usarem lentes de contacto ou lentes correctivas deverão usá-las para classificação, mesmo que não pretendam usá-las para competir).
4. Modificações nas instalações e equipamentos
4.1 Para a classe B1
Atletas da classe B1 devem utilizar óculos escuros ou um substituto apropriado em todas as provas de pista ao ar livre ou coberta, incluindo os 1500m. Os óculos escuros ou substitutos devem ser aprovados pelo oficial técnico responsável. Os óculos, uma vez aprovados, devem estar disponíveis para verificação a qualquer momento. Quando não estiver a competir, o atleta pode remover os óculos escuros ou substitui-los.
Sinais acústicos são permitidos para atletas desta classe, conforme especificado nestas regras. Entretanto, não é permitida qualquer modificação visual na instalação existente, além de ajustes nas linhas de marcação da partida e da zona de passagem e transmissão, como descrito adiante.
Nas provas de atletas B1, onde são utilizadas