Escola Liter Ria
Os movimentos influentes no Brasil e em Portugal podem ser divididos da seguinte forma: Trovadorismo, Humanismo, Renascimento, Classicismo, Quinhentismo,Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo,Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas.
Índice
[esconder]
1 Trovadorismo
2 Cantiga de amor
2.1 Cantiga de amigo
2.2 Cantiga de escárnio
2.3 Cantiga de maldizer
3 Humanismo
4 Classicismo
5 Quingentésimo
6 Barroco
7 Arcadismo
8 Romantismo (poesia)
8.1 Primeira geração (indianista)
8.2 Segunda geração (ultrarromântica, mal do século e byronista)
8.3 Terceira geração (condoreira)
9 Romantismo (prosa)
10 Realismo
11 Naturalismo
12 Parnasianismo
13 Simbolismo
14 Pré-modernismo
15 Modernismo
16 Tendências contemporâneas
16.1 Poesia
16.2 Prosa
Trovadorismo[editar | editar código-fonte]
A religião desenvolvia-se em mosteiros, que foram verdadeiros centros de cultura artística. Tudo o que se produzia na Idade Média estava relacionado aos textos sagrados e ao cristianismo. A Igreja era o centro do poder naquela época. A mulher era um símbolo idealizado e distante. Amor cortês; convencionalismo amoroso. Ambientação aristocrática das cortes. Forte influência provincial. Amor impossível e platônico devido a posição social da mulher ser melhor que a do trovador apaixonado, vassalagem amorosa.
Cantiga de amor[editar | editar código-fonte]
O cavalheiro se dirige à mulher amada como uma figura idealizada, distante. O poeta, na posição de fiel vassalo, se põe a serviço de sua senhora, dama da corte, tornando esse amor um objeto de sonho, distante, impossível. Mas nunca consegue conquistá-la, porque tem medo e também porque ela rejeita sua canção.
Neste tipo de cantiga, originária de Provença, no sul de França, o eu-lírico é masculino e sofredor. Sua amada é chamada de senhor