PROVA AVAL
Algumas situações que prejudicam a atividade policial no Brasil além da questão salarial são:
1 - Falta de reconhecimento e valorização profissional;
2 - Escassez de recursos (aparato policial);
3 - Estresse físico e psicológico.
A questão da falta de reconhecimento e valorização profissional diz respeito ao que o policial vive no dia a dia, a sociedade é exigente e quase nunca vê a polícia com bons olhos, a não ser quando precisam, por outro lado os gestores que tem o dever de investir em segurança pública para garantir o direito de todos tratam o assunto com descaso.
Esse descaso está ligado diretamente ao que o profissional que atua na área de segurança pública tem em mãos para trabalhar. Falta de equipamentos, viaturas, contingente, etc. são alguns exemplos das más condições de trabalho que são oferecidas a tais profissionais que tem o dever de preservar a vida e proporcionar segurança aos cidadãos, mas muitas vezes não tem segurança para trabalhar, seja por questões políticas, seja por puro descaso dos gestores e governantes.
O Brasil precisa investir em segurança pública, mas como melhorar a situação dos profissionais que atuam nessa área? Primeiramente é necessário um planejamento orçamentário nos três níveis:
Estratégico: A longo prazo onde o policial tenha um plano de carreira que realmente desperte o interesse em ingressar na área, e seja valorizado desde seu ingresso na corporação até sua aposentadoria;
Tático: Que trata do planejamento mais detalhado, em médio prazo onde o governo deve realmente investir em segurança aumentando o repasse e incluindo os gastos com equipamentos e efetivo no orçamento.
Operacional: A curto prazo aumentar o efetivo policial, adquirir novas viaturas, equipamentos e