Protágoras
O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação. É tido por muitos como a maior de todas as conquistas do ser. O amor se aprende? Se usarmos a mesma ótica em vários âmbitos da vida, podemos concordar. O amor se aprende sim. Bem como o medo se aprende, o preconceito, a preocupação, o ódio, a responsabilidade, a bondade, a distinção, entre outros.
Fala-se do amor de devesas formas: amor platônico. Amor de mãe, amor a deus. Amor platônico é uma expressão usada para designar um amor ideal, isso um amor impossível de se acontecer, um amor perfeito.
“Trata-se, contudo, de uma má interpretação da filosofia de Platão, quando vincula o atributo "platônico" ao sentido de algo existente apenas no plano das ideias. Porque Ideia em Platão não é uma cogitação da razão ou da fantasia humana. É a realidade essencial. O mundo da matéria seria apenas uma sombra que lembraria a luz da verdade essencial”.
Quando falamos de amor tem pessoas que logo pensam eles estão namorando mais não é bem assim quando é amor de mãe ou de pai essas pessoas não tiveram a educação ideal por que passaram o tempo mais na rua do que apreendendo algo novo. Amor é fornecer um terreno fértil para a investigação filosófica, tanto a análise conceitual da natureza do amor e discussão das muitas questões éticas que levantam.As questões mais decorrem das questões morais decorrentes de amor que incluem o permissibilidade do amar romântico mais de uma pessoa ao mesmo tempo e o valor moral do amor romântico e de amizade.
O amor para acontecer entre duas pessoas não importa as diferenças de raça ou de classe social,