Conflito no mundo do trabalho contemporâneo
Atualmente o ambiente de trabalho é demarcado por fatores que determinam o desempenho dos funcionários, são eles: nível de stress, fadiga, cansaço, e outros. Para desenvolver bom trabalho, são necessários que princípios básicos sejam respeitados e executados, estes garantem que o trabalhador tenha controle total de suas condições de saúde. Exercer o papel de multifuncionalidade dentro da empresa pode causar transtornos na saúde do funcionário, causando fadiga e desgaste profissional. Acredita-se que entre as causas temos:
“As traumáticas mudanças pelas quais está passando este país é que a busca da eficiência a todo custo e o excesso de competição entre as empresas estão moendo as pessoas. Do ponto de vista humano é cruel. Do ponto de vista econômico é contraproducente”. (LUTTWAK, 1995, p. 46). (falta incluir na bibliografia)
As constantes cobranças e falta de tempo para por em prática as exigências feitas pela empresa, a sobrecarga de trabalho, responsabilidade excessiva e falta de estímulo são os principais motivos que levam ao alto índice de stress a falta de bem estar e conseqüentemente aos conflitos no mundo do trabalho contemporâneo.
Sendo assim este presente trabalho tem por objetivo analisar as três particularidades, stress, bem estar e conflito, e apresentar como elas estão inseridas no ambiente atual das empresas, quais são suas conseqüências e causas.
CAPÍTULO 1
CONFLITO NO MUNDO DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO 1. CONFLITOS
Desde o surgimento da humanidade, e o registro deixado pelos antigos povos pode constatar a existência de conflitos, seja em termos pessoais, seja em termos profissionais. Conforme o homem desenvolveu-se cultural e tecnologicamente, os conflitos foram mudando não só quanto à intensidade, magnitude, como também quanto ao número de envolvidos. Sendo fundamental considerar, a época e o local que ocorrem.
Para que um indivíduo possa superar conflitos, faz-se necessário saber lidar com eles, o que implica saber