Prótagoras
- Mais famoso e celebrado sofista, nasceu em Abdera
- Sua principal obra foi “As Antilogias”
- Proposta basilar era o axioma “o homem é a medida de todas as coisas”, das que são por aquilo que são e das que não são por aquilo que não são.
- O axioma de Protágoras foi considerado a magna carta do relativismo ocidental.
- Protágoras tinha como objetivo negar a existência de um critério absoluto que discrimine ser e não-ser, verdadeiro e falso.
- O único critério é somente o homem.
- Sendo assim ninguém está no erro, mas todos estão na verdade (a sua verdade).
- As Antilogias demonstram que, em torno de cada coisa há dois raciocínios que se contrapõem, em torno de cada coisa é possível dizer e contradizer.
- Protágoras ensinava a tornar mais forte o argumento mais fraco, não ensinando a injustiça, mas mostrando que era possível sustentar e levar à vitória o argumento que em determinado momento era considerado mais fraco.
- A virtude que Protágoras ensinava era a habilidade de saber fazer prevalecer qualquer ponto de vista sobre a opinião oposta.
- Com essa habilidade os jovens consideravam que poderiam fazer carreira nas assembleias, nos tribunais, na vida política, foi ai que se deu o sucesso de seus ensinamentos.
- Para Protágoras não existe um verdadeiro absoluto, mas sim algo mais útil, mais oportuno. Dessa maneira o relativismo de Protágoras recebe forte limitação, com efeito, pareceria que, enquanto é medida e mensurador em relação à verdade e à falsidade, o homem seja medido em relação á utilidade, ou seja, que, de alguma forma, a utilidade venha a se apresentar como objetiva.