protozoario
Os protozoários são, na grande maioria, aquáticos, vivendo nos mares, rios, tanques, aquários, poças, lodo e terra úmida. Há espécies mutualísticas e muitas são parasitas de invertebrados e vertebrados. Eles são organismos microscópicos, mas há espécies de 2 a 3 mm. Alguns formam colônias livres ou sésseis.
Fazem parte do plâncton (conjunto de seres que vivem em suspensão na água dos rios, lagos e oceanos, carregados passivamente pelas ondas e correntes). No plâncton distinguem-se dois grupos de organismos:
Fitoplâncton: organismos produtores (fotossintetizadores), representados principalmente por dinoflagelados e diatomáceas, constituem a base de sustentação da cadeia alimentar nos mares e lagos . São responsáveis por mais de 90% da fotossíntese no planeta. Zooplâncton: organismos consumidores, isto é, heterótrofos, representados principalmente por protozoários, pequenos crustáceos e larvas de muitos invertebrados e de peixes.
- NUTRIÇÃO
A nutrição da maioria dos protozoários ocorre por englobamento de partículas de matéria orgânica disponível no meio ou por predação ativa de outros microrganismos, inclusive outros protozoários.
- DIGESTÃO
Quando a partícula de alimento é interiorizada na célula, forma-se um fagossomo, que ao receber enzimas vindas dos lisossomos transforma-se no vacúolo digestivo no qual ocorrera o processo de digestão intracelular.
- EXCREÇÃO
Pode ser feita por meio de dois mecanismos:
• Difusão dos metabólitos através da membrane;
• Expulsão dos metabólitos através de vacúolos contráteis.
- REPRODUÇÃO
Encontramos os seguintes tipos de reprodução: ASSEXUADA
• Divisão binária ou cissiparidade;
• Brotamento ou gemulação;
• Endogenia: formação de duas ou mais células-filhas por brotamento interno.
• esquizogonia: divisão nuclear seguida da divisão do citoplasma, constituindo indivíduos isolados ou merozoítos. Esses rompem a membrana celular-mãe e continuam a desenvolver-se. As células-filhas