Segurança no trabalho
As normas de segurança no trabalho servem, para garantir ao funcionário principalmente a preservação de sua integridade física. As ocorrências relatadas a seguir podem ser confrontadas com as regras de segurança no trabalho, que podem ser encontradas na carteira de trabalho e previdência social.
- Não improvise ferramentas, procure uma que seja adequada ao seu serviço.
A regra alerta que qualquer tipo de improviso, em ferramentas utilizadas no trabalho, pode causar sérios acidentes ao funcionário, dessa forma não deve-se improvisar ou fazer “gambiarras” para realizar qualquer tipo de trabalho com segurança. Sendo dever do empregador, garantir ferramentas e maquinário em bom estado para o desenvolvimento do trabalho.
A foto mostra uma furadeira de bancada, aonde a alavanca que determina o RPM da ferramenta, está sendo presa por um fio elétrico.
Já essa imagem mostra, uma serra de bancada sem fixação, presa apenas por uma ferramenta conhecida popularmente como “xerife”, além de não possuir o botão de liga/desliga. Para ser utilizada, a serra tem de ser ligada diretamente na tomada, é realiza os cortes, ao lado de um botijão de gás, podendo ocasionar uma explosão devido a fagulhas liberadas durante o corte do material.
-Utilize em seus trabalhos ferramentas em bom estado de conservação para prevenir possíveis acidentes.
A regra alerta que as ferramentas de trabalho devem estar sempre em bom funcionamento, e adequada para o trabalho para que não ocorra nenhum acidente ao fazer o seu uso.
Lixadeira sem a capa de proteção de disco, podendo ocasionar acidentes, devido a liberação de cavacos ao realizar o corte, ou acidentes ainda mais graves caso venha quebrar o disco no momento em que a ferramenta estiver em funcionamento.
Outras irregularidade podem ser observadas no ambiente de trabalho, irregularidades que podem até mesmo servir como motivo de lacração por parte da