Protocolos de exames em tomografia computadorizada
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E SAÚDE
CST EM RADIOLOGIA
NOME DO ALUNO
PROTOCOLOS DE EXAMES EM
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
Lauro de Freitas
2013
NOME DO ALUNO
PROTOCOLOS DE EXAMES EM
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
Trabalho apresentado ao prof °Jair Araújo como parte do requisito exigido para obtenção de nota parcial do 2°bimestre do curso CST em radiologia, 3° semestre.
Lauro de Freitas
2013
Protocolos de exames em tomografia computadorizada são programas de computador que são utilizados para ajudar na realização dos exames possibilitando o profissional de radiologia processar, digitalizar e aplicar os parâmetros corretos no processo de aquisição da imagem de maneira que para cada parte do nosso corpo existe um protocolo diferente. O objetivo dos protocolos é definir automaticamente os parâmetros técnicos para a realização dos exames.
O profissional de radiologia definirá o protocolo a ser usado no exame a partir da requisição, da suspeita de patologia de cada paciente e da parte do corpo a ser examinada e em alguns casos o profissional precisará até criar um novo protocolo que satisfaça a demanda do exame solicitado, se por acaso no serviço em que ele estiver trabalhando não estiver a disponibilidade do mesmo.
Para entendermos melhor sobre a importância dos protocolos vamos ler um pouco sobre como procede o exame de tomografia:
O exame de TC é dividido em duas fases: a da geração das imagens diagnósticas e a geração do laudo diagnóstico. No processo de geração das imagens é feita a análise da causa em que levou o paciente a fazer aquele exame, num segundo momento ele responde a uma ficha contendo um