Protocolo de Kyoto
Marcos Vinicius de Almeida Mello
Prof. Sílvio Cesar Gomes Da Rosa
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de tecnologia em Marketing (CMA0028) – Prática do Módulo III 23/05/2014
RESUMO
O tema do trabalho a ser desenvolvido são as medidas propostas pelo Protocolo de Kyoto e os impactos nas empresas mundiais. O objetivo do artigo é abordar sobre o impacto do Protocolo de Kyoto sobre as empresas e a sua participação na preservação do meio ambiente. As medidas para aplicar um Sistema de Gestão ambiental em uma empresa para otimização dos processos. O método de pesquisa utilizado foi à referência bibliográfica para tal trabalho foram utilizados livros revistas e sites. Os resultados apontam que estamos longe de encontrar uma forma de desenvolvimento sustentável ideal, para que isso ocorra uma maior fiscalização por parte das autoridades é fundamental para manter os índices pelo menos instáveis.
Palavras-chave: Protocolo de Kyoto, meio ambiente, empresas, sustentável
1 INTRODUÇÃO
O Protocolo de Kyoto foi um tratado internacional que estabelece a redução de gases poluentes na atmosfera além do uso de forma sustentável dos recursos naturais, porém não podemos falar do Protocolo de Kyoto, sem antes falar dos acontecimentos que o antecederam.
A Revolução Industrial foi o marco da substituição das ferramentas por máquinas, da força humana pela força motriz e o modo de produção doméstico pelo fabril. Toda essa mudança dos meios de trabalho e produção afetou consideravelmente o meio ambiente mundial.
O nosso planeta com a industrialização passou por uma verdadeira metamorfose, para controlar esse avanço sem a preocupação ambiental até então, o Protocolo de Kyoto foi um alerta para a situação que estamos vivendo.
As empresas por sua vez, tiveram que se adequar ao conceito de desenvolvimento sustentável.
Inicialmente será abordado um breve histórico sobre