Proteção Social e Trabalho do Assistente Social
Proteção social e trabalho do assistente social: tendências e disputas na conjuntura de crise mundial*
Social protection and the social worker’s work: tendencies and disputes in the worldwide crisis scenario
Raquel Raichelis**
Resumo: Este texto trata das transformações que atingem as polí‑ ticas de proteção social no contexto da crise capitalista contemporânea e seus desdobramentos no trabalho do assistente social. Problematiza o trabalho do assistente social evidenciando por inteiro sua condição como trabalhador assalariado que vende sua força de trabalho em troca de um salário. O texto também analisa os constrangimentos a que eles se veem submetidos diante dos processos de intensificação e precarização do seu trabalho nos espaços institucionais públicos e privados onde exercem atividades de elaboração, gestão e execução de programas e serviços sociais.
Palavras‑chave: Crise mundial. Políticas de proteção social. Intensi‑ ficação. Precarização. Assistente social. Trabalho assalariado.
Abstract: This article deals with transformations affecting social protection policies in the context of contemporary capitalist crisis and its developments in the field of social work. At the same time, it
* O presente artigo é uma versão ampliada da exposição apresentada em mesa redonda no VI Seminá‑ rio Anual de Serviço Social: A “proteção social” diante da destrutividade do capitalismo — significado e crítica, promovido pela Cortez Editora em 13 de maio de 2013 no Tuca, auditório da PUC‑SP. Ao mesmo tempo expressa reflexões decorrentes dos estudos realizados durante o pós‑doutorado na Universidade Au‑ tônoma de Barcelona (UAB), sob a supervisão do prof. dr. José Adelantado Gimeno, a quem agradeço pela atenciosa receptividade durante minha estadia.
** Doutora em Serviço Social, professora do Programa de Estudos Pós‑Graduados em Serviço Social e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Profissão da PUC‑SP/São Paulo,