Atuação do assistente social frente ao Código de Ética
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho faremos uma explanação sobre a Atuação do Assistente Social frente ao Código de Ética. O mesmo proporciona o aprofundamento e reflexão sobre a nova relação do Estado e da sociedade, considerando os aspectos éticos, políticos e sociais, no âmbito da Política de Seguridade Social com ênfase na Proteção Especial. A prática do profissional de Serviço Social que está atuando na Proteção Especial, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS Regional) polo Várzea/PB será analisado nesse trabalho de modo a identificar os mecanismos utilizados para desenvolver as atividades, bem como os aparatos legais que dão suporte para a atuação profissional neste espaço institucional, como a LOAS, O Código de Ética profissional e o projeto ético político do Serviço Social. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, utilizando-se da entrevista.
Diante do estudo pode-se enfatizar que a Assistência Social do CREAS polo Várzea/PB desenvolve um trabalho pautado em todas as legislações pertinentes à categoria, assim como o principal instrumento utilizado no seu cotidiano profissional é o parecer social, sendo que as demandas do CREAS são advindas mediante denúncias, bem como demandas espontâneas.
2 DESENVOLVIMENTO
O Código de Ética, o Projeto ético político e a consolidação da Lei Orgânica da Assistência Social, Lei nº 8662/93 regulamentou a Constituição Federal, representando o reconhecimento da política pública de Assistência Social sob responsabilidade do Estado e deu início a uma das mais ricas trajetórias de política social em nosso país. Desde então, temos assistido à estruturação da Política de Assistência Social, assentada nos princípios da descentralização e da