Conflitos no norte da África e no Oriente Médio
Nome: Maria Julia Lemos
Professor: Henrique Monteiro
Matéria: Geografia
Conflitos no norte da África e no Oriente Médio
O Oriente Médio, região situada entre o Oriente e Ocidente tendo como referência o Mar Mediterrâneo. Logo após a Primeira Guerra Mundial, a região já era a maior produtora petrolífera do mundo e, por isso, despertava o interesse das grandes potências, tornando-se objeto de rivalidades e conflitos internacionais. Além da economia baseada no petróleo e das fortes desigualdades sociais, a região também apresenta problemas nas uniões tribais e étnicas, na fragilidade das estruturas de governo e, sobretudo na centralização islâmica da vida política
.
██ Definição tradicional do Oriente Médio
██ Definição do G8 do Grande Oriente Médio
██ Ásia Central (algumas vezes associada ao Grande Oriente Médio)
Tudo começou em dezembro de 2010, na Tunísia, quando um jovem ateou fogo ao próprio corpo após a polícia fechar sua fonte de renda, uma banca de frutas e verduras. O caso, potencializado por denúncias de corrupção do governo, deflagrou uma onda de levantes populares contra o desemprego, a pobreza e a inflação galopante. A crise no Egito teve mais impacto no mundo pela importância do país, e, ainda, pela solidez que se supunha no regime do ditador egípcio.
Com o sucesso do evento, outras manifestações eclodiram em terras do norte da África e do Oriente Médio. No Egito, a nação mais influente da região, foram 18 dias de protestos intensos nas ruas para que o Egito visse a queda de Hosni Mubarak, que cedeu às pressões renunciando, pondo fim a um regime autoritário de três décadas. Os protestos no Egito sofreram a influência direta da chamada Revolução de Jasmim, na qual os jovens da vizinha Tunísia conseguiram forçar a derrubada do presidente Ben Ali, uma semana antes. Tal movimento popular inspira outros países do norte da África e do Oriente Médio.
Na Líbia, os protestos estouraram no mesmo