ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO CÓDIGO DE ÉTICA
BRUNA ANDRADE
MILEISE BONÊZ
RENI APARECIDA DE ANDRADE
ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO CÓDIGO DE ÉTICA
Lagoa Vermelha
2014
NOME
ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO CÓDIGO DE ÉTICA
Produção Textual Grupo apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ética Profissional; Família, Cultura e Sociedade; Política Social II, 5º semestre.
Profs. Clarice da Luz Kernkamp; Maria Angela Santini; Maria Lucimar Pereira
Lagoa Vermelha
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A prática dos Assistentes Sociais no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), um dos serviços da Assistência Social dentro da proteção especial, é de suma importância visto que esses profissionais participam do processo de enfrentamento das várias expressões da “questão social” emanadas da relação antagônica entre capital e trabalho. Faz uma reflexão sobre a importância da prática profissional do Assistente Social nesta instituição, utilizando-se da teoria como embasamento para compreendera relação de operacionalização das tarefas dentro do sistema de proteção especial CREAS, pois este é um serviço da assistência social pouco conhecido pela população de Passo Fundo.
O principal objetivo desta pesquisa é identificar os mecanismos utilizados para desenvolver as atividades, bem como os aparatos (instrumentos) legais que dão suporte para a atuação profissional neste espaço institucional, como a LOAS, o Código de Ética Profissional, a Política Nacional de Assistência Social e os Parâmetros de atuação dos profissionais agentes da política de assistência.
A prática profissional “[...] exige-se um profissional qualificado, que reforce e amplie a sua competência crítica; não só executivo, mas que pensa, analisa, pesquisa e decifra a realidade”