Proposta de Modelo de Gestão da Ética para Micro e Pequena empresa
"Ética não se define por um código, não são normas formais e coercitivas, não é um túmulo de ideias, mas significa educar a consciência para a liberdade responsável, o relacionamento harmonioso, realizações compartilhadas e bem sucedidas”. (PLT p.121)
A palavra ética vem do grego “Ethos”, que significa “caráter”. Bem como o autor diz, não está relacionada a um código ou a um modelo de procedimentos certos a ser seguido e sim ao caráter das pessoas. Não é obedecer a regras e sim obedecer aquilo que o si próprio julga correto.
Como o autor cita, devemos educar a nossa consciência para a liberdade responsável, pois com base do texto “Da favela à Esplanada”, podemos ver que apesar dos muitos exemplos ruins da vida de Marivaldo de Castro, ele cresceu de maneira integra e reta, buscando alcançar os seus objetivos de maneira correta, sempre conservando uma boa reputação, bom nome e principalmente o como ele se sentia diante de si mesmo.
Infelizmente devido a facilidade que o mundo dispõe as pessoas para fazer o que é errado, muitas se esquecem da ética, o que acaba sendo visto como um procedimento, uma regra e não como uma forma de mostrar seu caráter.
Como diz o autor – “É a ética que faz a diferença positiva na vida, no trabalho e nos negócios.” – De fato a ética faz toda diferença, pois infelizmente é raro encontrarmos pessoas que procedem de maneira correta preocupada com o como vão se sentir por conta das suas atitudes e devido a isso os que se preocupam com o seu caráter, sua reputação, seu nome, são pessoas que fazem diferentes, não pelo correto e sim pelo como irão se sentir após isso.