Microbiologia
Os microorganismos existem em todo o lado, desde a superfície terrestre até altitudes elevadas, em todas as áreas continentais, nos ambientes marítmos desde a superfície até as profundezas abissais. Estima-se que a massa microbiana total seja 25 vezes superior à massa total da vida animal. Os animais transportam enormes populações microbianas, por exemplo, o corpo humano tem 10 bilhões de células e 100 bilhões de microorganismos. Dos milhares de microorganismos conhecidos, apenas um número reduzido causam doenças. Todos os animais e plantas dependem de transformações químicas efetuadas por microorganismos no ambiente. Os micróbios promovem a reciclagem da matéria na natureza, transformados compostos complexos em outros mais simples. Os produtos de degradação são absorvidos pelas plantas, e posteriormente as plantas são ingeridas pelos animais. Por fim, as plantas, os animais e os seus dejetos são depositados no ambiente e o processo repete-se. Na ausência dos microorganismos a matéria orgânica acumular-se-ia indefinidamente.
Procedimento
O nosso experimento foi realizado a partir da água do bebedouro, coletada no 1° andar, da FAT. Com um pouco de água, tampamos a parte inferior da placa de Petri esterilizada, assim com menos de 1 minuto exposto ao ambiente, fechamos o meio, e colocamos na estufa. Visitamos o nosso frasco, por dois dias, 24 horas e 48 horas depois, conforme as fotos abaixo.
Observamos a presença de 366 colônias, e por quantidade, o nosso frasco teria a maior solução. Os outros continham chaves, ambiente da cantina, moeda, entre outros.
Outros meios de cultura
Água Peptonada: contém água, peptonas e cloreto de sódio.
Agar Sangue: é composto por 5 a 10% de sangue desfibrinado, animal ou humano, o que vai enriquecer o meio em nutrientes. O sangue só é adicionado ao meio liquefeito quando a temperatura se encontra entre 45-48º C, para que os glóbulos vermelhos fiquem intactos.
Agar Chocolate: é também composto