Proteção radiologica basica
Diretrizes básicas de proteção radiológica
Unime
Graduando
Docente
Disciplina legislação
Turma
Turno noturno
Sala
Diretrizes básicas de proteção radiológica
* Introdução * Requisitos administrativos * Responsabilidades dos membros * Requisitos de proteção radiológica * Limitações de doses radioativas * Otimização * Monitoração * Classificação de áreas * Obrigações fundamentais * Referencias bibliográficas
Resumo
A utilização de radiação ionizante no diagnostico por imagem é considerada um dos grandes avanços na medicina inicialmente os raios x que são produzidos quando elétrons de alta energia são subitamente desacelerados num processo chamado bremsstrahlung. Descobertos em 1895 por Williem C Roentgen. Mudou literalmente os métodos de diagnostico que antes eram invasivos agora desde então por imagem sem ser necessário métodos invasivos.
Os átomos radioisótopos existentes em inúmeros elementos naturais originam-se devido um diferencial em seus números de prótons e nêutrons que liberam radiação devido esse diferencial e posteriormente entram em decaimento.
Existem inúmeras fontes radioativas e cada uma tem seu natural decaimento.
No entanto começaram a surgir os efeitos biológicos relacionados diretamente a sua exposição porem com base em estudos científicos fiscos e químicos aplicados a radiologia, as grandezas e unidades de radioproteção, os limites de doses, os valores de exposição em exames e seus efeitos biológicos, deram embasamento a criação das diretrizes básicas de proteção radiológica, que foram criadas com o intuito fundamental de promover a proteção dos funcionários, usuários e publico relacionado mesmo que indiretamente expostos a radiações. Objetivo é estabelecer os requisitos básicos de proteção radiológica das pessoas em relação à exposição à radiação ionizante.
Esta norma se aplica as práticas relacionadas a todas as