Estudo de layout
Os profissionais responsáveis por estudos organizacionais têm, a sua disposição, instrumentos que possibilitam o cumprimento de uma boa análise organizacional e que são necessárias na fase de levantamento das informações. Essas fases estão intimamente relacionadas, convindo esclarecer que, quanto mais efetivada uma fase anterior, tanto mais facilidade o analista encontrará na subseqüente. Assim, o levantamento envolve quatro fases distintas:
* Revisão de literatura * Questionário * Entrevista * Observação pessoal
Revisão de Literatura
Compreende a identificação, coleta e análise de todos os instrumentos escritos – internos ou externos à organização – referentes ao tema que está sendo desenvolvido, salientando-se a legislação, os instrumentos executivos da empresa como normas, instruções, rotinas, estatutos sociais, organogramas, regulamentos, relatórios e outros documentos, assim como bibliografia especializada. Esta fase serve como auxílio para as outras fases de coleta.
QUESTIONÁRIO
O questionário é um instrumento preparado em formulário pré-impresso, que permite substancial redução de tempo para levantamento das informações desejadas, pois pode ser simplesmente distribuído para posteriormente ser recolhido e tabulado. Muitas vezes os analistas utilizam o questionário como um roteiro estruturado de entrevista, pois o questionário é preenchido, anteriormente, e depois complementado por meio de entrevistas. Nesse caso, o questionário é desenvolvido de forma que apresente a todas as pessoas, exatamente, as mesmas questões com o uso das mesmas palavras, numa mesma ordem. As respostas a essas perguntas são, em seguida, trabalhadas nas entrevistas efetuadas posteriormente. Antes de remeter o questionário, a equipe deverá obter o apoio e a colaboração efetiva dos chefes mais graduados dos empregados que irão respondê-lo.
Vantagens
• Quando não há tempo ou o número de pessoas de pessoas é tão grande que não comporte entrevista com