ESTUDO DE CASO SOBRE O LAYOUT DE UMA CONFECÇÃO
Este trabalho visa propor conceitos de layout para melhoria do fluxo de produção de uma confecção de moda íntima, diminuindo os gargalos. Então foi feito um levantamento inicial de dados e depois a planta baixa da fábrica e por fim o fluxo da produção na planta.
Palavras-chave: Layout,Fluxo, Produção
Introdução
Muitas indústrias ainda encontram dificuldade na organização do arranjo físico, na disposição de máquinas, pessoas, setores e etc. Isso acaba impactando diretamente no resultado final da empresa, levando a muitos transtornos. O arranjo físico de uma operação produtiva preocupa- se com a localização física dos recursos de transformação. Colocado de uma forma simples, definir o arranjo físico é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas e equipamentos e todo o pessoal da produção. Neste artigo iremos trabalhar com o Layout de uma Confecção de modo íntima, onde foi feita toda a planta baixa da confecção com seus posicionamentos de máquinas e pessoas, para depois se fazer a análise do fluxo de processos.
Referencial Teórico
Layout
O layout (arranjo físico) é um estudo sistemático que procura uma combinação ótima das instalações industriais que concorrem para a produção, dentro de um espaço disponível. Layout é a maneira como os homens, máquinas e equipamentos estão dispostos em uma fábrica. O problema do layout é a locação relativa mais econômica das várias áreas de produção na empresa. Em outras palavras, é a melhor utilização do espaço disponível que resulte em um processamento mais efetivo, através da menor distância, no menor tempo possível. Existem basicamente 4 tipos de layout:
Layout Posicional - Por posição fixa, ou por localização fixa do material. Usado para montagens complexas. Os materiais ou componentes principais ficam em um lugar fixo.
Layout Funcional - Por processo. Agrupam-se todas as operações de um mesmo “tipo” de processo.
Layout Linear - Linha de produção, ou por produto. O material é