6926 Confeccao
Novembro de 2009, Piriápolis, Uruguai
Elaboração de uma proposta de layout para uma indústria de confecção de Santa Catarina
Mirna de Borba (UFSC)
Beatriz Ferreira Angelo de Deus (UFSC)
Carolina Piñeiro Bua (UFSC)
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo feito na área de layout e sua aplicação prática, através de uma metodologia já desenvolvida, em uma empresa de confecção de vestuário para o público teen feminino localizada em Santa Catarina. Primeiramente, é explanado sobre a importânia de um bom arranjo físico e sobre o processo de produção de uma indústria deste ramo, em seguida descreve-se as etapas realizadas para elaboração da proposta de um novo layout. Finalmente são apresentadas as conclusões obtidas com esse projeto.
Palavras-chave: Layout, Aplicação prática, Empresa de confecção.
1 Introdução
Em busca de satisfação, tanto da alta gerência quanto dos funcionários, uma empresa necessita atender vários requisitos que geram, conseqüentemente, um retorno financeiro e um ambiente de trabalho como almejado. Um dos caminhos para tal é um arranjo físico de qualidade, que proporcione um fluxo de produção econômico através da minimização do tempo gasto com transporte, redução da perda de material e melhor utilização do espaço físico disponível.
Canen & Williamson (1998) afirmam ser evidente a redução de custos quando se elabora um layout apropriado, pois um eficiente esquema contribuirá para reduzir estoques e as despesas envolvidas; e novas iniciativas de gestão também podem trazer novos produtos a serem fabricados nesse espaço agora existente. Veitch et al. apud
Haynes (2008) também asseguram efeitos positivos sobre os funcionários, que podem ser diretos, causados por inúmeras condições físicas, ou indiretos, como a facilidade no processo e o desestresse.
Definindo-se de maneira simples, layout é o arranjo entre homens, máquinas e materiais. “É a integração do fluxo típico de