ESTUDO DE LAYOUT
FLAVIO RIBEIRO
JAMES WILLER F. BORGES
MAXWELL A. NOVAES FRANCO
MONISE SOUZA CAMPOS
RENATA FRNANDA RIBEIRO
YAGO AUGUSTO DA SILVA LOPES
ARMAZENAGEM DE MATERIAIS
ESTUDO DE LAYOUT
REGISTRO/SP
2015
Coneúdo
INTRODUÇÃO 3
FINALIDADE DO LAYOUT 4
PRINCIPIOS DE ARRANJO FÍSICO 5
TIPOS DE LAYOUT 7
Layout posicional 7
Layout Funcional (layout por processo) 7
Layout linear (layout por produto) 8
Layout em grupo 9
Layout misto 10
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
O layout de armazém é a forma como as áreas de armazenagem estão organizadas, de forma a utilizar todo o espaço existente da melhor forma possível, verificando a coordenação entre os vários operadores, equipamentos e espaço. O layout ideal é aquele que procura minimizar a distância total percorrida com uma movimentação eficiente entre os materiais, com a maior flexibilidade possível e com custos de armazenagem reduzidos (Tompkins, 1996). Este tipo de layout procura satisfazer as exigências do stock a curto e longo prazo, tendo em conta as existências e as flutuações da procura. Antes de se efetuar o planejamento do layout é necessário ter toda a informação relativa ao espaço a planejar, ou seja, é importante saber qual a área de armazenagem, o stock máximo e médio, o volume de expedição/recepção, qual a política de reposição de stock e também o método de movimentação dentro do armazém (Lemos, 2003).
Para se conseguir encontrar o layout ideal é necessário criar vários layouts e compará-los com os princípios da popularidade, semelhança, tamanho, características e utilização do espaço (Tompkins, 1996). Existem vários modelos que facilitam os problemas do layout, sendo o modelo de layout de armazém destinado à área necessária para armazenar os materiais (Tompkins, 1996).
Tendo em conta o layout contínuo de armazém é possível estudar as regiões de armazenagem dedicada a distância média percorrida com uma porta, e a distância média percorrida com duas