Gest O Contempor Nea De Neg Cios
O conceito de aprendizagem organizacional está baseado em um quadro de mudanças centrado em novos valores e formas de entender as pessoas e as organizações. Dibella e Nevis entendem que aprendizagem organizacional é um termo empregado para descrever certos tipos de atividades que possam ocorrer em qualquer etapa do processo de mudança organizacional. Trata-se de um processo social pela qual as idéias criadas por um individuo ou por um grupo ficam acessíveis a todas as pessoas que trabalham juntas. Nesse tipo de organização, aumentam as possibilidades de implementação de idéias mais criativas, que é proporcional ao aumento da capacidade interna para identificação e resolução de problemas relevantes.
A aprendizagem permite pensar a construção de uma visão compartilhada, um processo incessante em que todos adquirem a visão real do quadro futuro de sua organização. A aquisição de maior bagagem de conhecimento, ou proficiência pessoal, contribui para esse propósito, pois capacita as pessoas a assumir compromissos, não as submetendo a uma postura passiva diante das diretrizes da organização.
As atividades desenvolvidas de forma coletiva, com equipes multifuncionais, facilitando os contatos interpessoais, representam condicionante a aprendizagem organizacional. Constata que a participação dos colaboradores nos processos decisórios de trabalho permite o envolvimento, o comprometimento e a conscientização sobre as questões estratégicas, além de facilitar o intercâmbio de informações e de conhecimento. A participação efetiva dos colaboradores tem um papel fundamental na redução de custos, no melhor serviço prestado aos clientes, no aumento da criatividade e na redução do absenteísmo e rotatividade de pessoal. Os indivíduos deixam de ser responsabilizados isoladamente pelos problemas, pois, quando estes acontecem suas lições são