Equil Brio Qu Mico
Numa reação química, a concentração dos produtos e reagentes tende a mudar conforme a energia disponível para a reação diminue. Quando essa energia, também chamada de energia livre, tende a um mímino, a reação caminha para um estado de equílibrio, onde os reagentes formam os produtos, e os produtos se decompõem formando novamente os reagentes, quando isso ocorre na mesma proporção, a concentração dos produtos é igual à dos reagentes e tem-se um equilibrio químico no sistema. Em tal equilibrio, os termos reagentes e produtos não têm muito significado já que ambos são consumidos e formados mutuamente e a representado do equilíbrio é dada numa equação química por uma seta dupla, ⇆, indicando que a reversibilidade da reação no sistema.
Figura 1: Seta dupla indicando reversibilidade da reação
Há uma relação muito simples que indica as proporções de reagentes e produtos em um sistema em equilíbrio. Para a reação geral:
Temos:
As quantidades escritas em colchetes indicam as concentrações molares no equilíbrio. O quociente Keq é uma constante, chamada de constante de equilibrio e a fração é conhecida como Lei da ação das massas
Segundo o princípio de Le Châtelier, quando sistemas em equilíbrio são submetidos a uma pertubação exterior, como alteração na temperatura ou concentração, o equilíbrio desloca-se no sentido contrário a fim de minimizar a pertubação, favorecendo a formação de mais produtos ‘um deslocamento para direita’ ou reagentes ‘um deslocamento para esquerda’.
Objetivos
Quando uma reação química ocorre, uma ou mais substâncias são transformadas em outras substancias quimicamente diferente, diminiuindo a concentração da substância inicial, o reagente, e aumentando a concentração da substância final, o produto.
Equilíbrio químico é uma reação reversível
Quando uma reação química ocorre espontaneamente, as concentrações dos reagentes e produtos variam
A existência de um equilibrio químico dinâmico significa que a