proteção de motores
1. INTRODUÇÃO
A representação dos circuitos de comando de motores elétricos é feita normalmente através de dois diagramas :
Diagrama de força : representa a forma de alimentação do motor à fonte de energia;
Diagrama de comando : representa a lógica de operação do motor.
Em ambos os diagramas são encontrados elementos (dispositivos) responsáveis pelo comando, proteção, regulação e sinalização do sistema de acionamento.
2. DISPOSITIVOS DE COMANDO
São elementos de comutação destinados a permitir ou não a passagem da corrente elétrica entre um ou mais pontos de um circuito. Os tipos mais comuns são:
Chave sem retenção ou impulso
É um dispositivo que só permanece acionado mediante aplicação de uma força externa.
Cessada a força, o dispositivo volta à situação anterior. Este tipo de chave pode ter, construtivamente, contatos normalmente abertos (NA) ou normalmente fechados (NF).
Chave com retenção ou trava
É um dispositivo que uma vez acionado, seu retorno à situação anterior acontece somente através de um novo acionamento. Construtivamente pode ter contatos normalmente aberto (NA) ou normalmente fechado (NF)
Chave de contatos múltiplos com ou sem retenção
Existem chaves com ou sem retenção de contatos múltiplos NA e NF.
Chave seletora
É um dispositivo que possui duas ou mais posições podendo selecionar uma ou várias funções em um determinado processo. Este tipo de chave apresenta um ponto de contato comum (C) em relação aos demais contatos seletoras.
Para a escolha das chaves, deve-se levar em consideração as especificações de tensão nominal e corrente máxima suportável pelos contatos.
Relé
Este dispositivo é formado basicamente por uma bobina e pelos seus conjuntos de contatos. Energizando-se a bobina os contatos são levados para suas novas posições permanecendo enquanto houver alimentação da bobina. Um relé, construtivamente pode ser