EMOÇÕES- TRISTEZA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
EMOÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Processos Psicológicos Básicos do curso de Psicologia, sob orientação da Professora Ana Paula.
EMOÇÃO
As emoções que sentimos são as responsáveis por nos avisar se o que estamos vivenciando é ameaçador (física ou psicologicamente), alegre, triste ou doloroso. E quando tais emoções nos comunicam estes dados, reagimos. Nosso corpo reage se preparando para uma fuga, para uma luta, ou simplesmente formando um sorriso.
TRISTEZA
Todas as pessoas já sentiram ou sentirão tristeza em algum momento. A tristeza é uma resposta natural a certas situações que enfrentamos na vida.
Em sua essência, a tristeza não é um sentimento que perdure. Ela dura o tempo necessário para que consigamos então entender e superar seu motivo inicial. Porém esse processo é doloroso. A pessoa geralmente se sente sem energia, como se estivesse ligeiramente anestesiada da vida e do mundo ao redor. “Mas a tristeza faz-nos sentir fora das coisas, é uma dose de nada”. (Miguel Lucas, 2011)
Pode ser pela perda de um ente amado, por um sonho não concretizado, uma demissão, o término de um relacionamento, e ela gera nas pessoas um mal-estar, um sentimento doloroso de desconexão com aquilo ou aquele à quem dava valor.
Sendo um dos (ou o) primeiros sentimentos quando da perda de alguém, a tristeza é diferente do sentimento de luto. O luto é mais duradouro e por vezes pode modificar a forma como a pessoa percebe o mundo, levando a muitas mudanças internas.
Uma das coisas mais comuns quando alguém se sente triste, é tentar de alguma forma esquecer essa tristeza, seja se voltando para as tarefas cotidianas, ou forçando o pensamento a se voltar a outros assuntos.
Nessa tentativa de se defender de um sentimento que causa mal estar, a pessoa acaba não enxergando a possibilidade de lidar com o motivo da tristeza e resolver a situação.
E