Proteção ao trabalho da mulher e do menor
Logo, a pesquisa tem o objetivo de apresentar os tipos de telhados, que mais são utilizados na construção civil, especificamente casas, edifícios e nas estruturas naturais, seguindo esse contexto para que haja aprendizados generalizados aos pesquisadores desta pesquisa.
1 COBERTURAS
Chama-se vulgarmente de telhado qualquer tipo de cobertura em uma edificação. Porém, o telhado rigorosamente é apenas uma categoria de cobertura, em geral caracterizado por possuir um ou mais planos inclinados em relação à linha horizontal (diferente, por exemplo, das lajes planas ou das cúpulas), a cada um destes planos inclinados, dá-se o nome de água.
A cobertura é a parte superior da construção, tem a função de isolar e proteger o espaço interno do edifício das intempéries do ambiente exterior como (o sol, o vento, neve, chuva e etc.) o telhado também promove a captação e distribuição das aguais pluviais, subcoberturas, além da parte estética.
Os telhados existem em vários formatos, mas todos, de uma forma geral, são constituídos pela composição de planos e inclinados. De todos, os mais simples é o telhado de duas águas (o qual pode ser verificado, por exemplo, nos templos gregos clássicos). Em geral, seu principal elemento construtivo é a telha (que, por sua vez, pode ser constituída de barro, metal ou outros materiais). Normalmente a inclinação das águas de um telhado corresponde às necessidades climáticas da região no qual é construído e da cultura do lugar.
2 TIPOS DE COBERTURAS
2.1 COBERTURAS PLANAS
Esse tipo de cobertura exige uma membrana contínua para cobrimento. No Brasil, grande parte das coberturas planas é composta por laje de concreto.
Uma vantagem da utilização de coberturas planas é a liberação dos espaços para áreas externas.
A grande desvantagem da utilização de coberturas planas são os vazamentos, que são extremamente recorrentes devido ao surgimento de fissuras na manta