Protestantismo
Não há como negar a influência da Reforma Protestante em nosso século. Qualquer livro de História que aborde o tema: “Baixa Idade Media e início da Idade Moderna”, tem a necessidade de discorrer sobre um dos principais marcos dessa época: a Reforma Protestante, liderada pelo monge Martinho Lutero. Embora seja extremamente velho (quase 500 anos), trata-se, porém, de um tema ainda vivo e em debate hoje em dia. Mas o que é a Reforma Protestante? Quais foram suas principais causas? Por que aconteceu a Reforma Protestante? É o que será explicado a seguir.
O que foi a Reforma Protestante?
A Reforma Protestante foi um movimento de caráter religioso que marcou a passagem do mundo medieval para o moderno. Entre um dos fatores de grande relevância que assinalaram esse período de transformações podemos destacar o novo contexto econômico do período. No ambiente das cidades, os comerciantes burgueses eram malvistos pela Igreja. Segundo os clérigos, a prática da usura (empréstimo de dinheiro a juro) feria o sagrado controle que Deus tinha sobre o tempo. Além dos comerciantes, a própria crise econômica feudal também instigou a população a questionar os dogmas impostos pela Igreja.
AS CAUSAS DA REFORMA PROTESTANTE Fatores Religiosos - Corrupção do clero religioso: para ganhar dinheiro, o alto clero de Roma iludia a boa fé das pessoas através do comércio de relíquias sagradas. Milhares de pessoas eram enganados comprando espinhos que coroaram a fronte de Cristo, pano embebido pelo sangue do rosto do Salvador, objetos pessoais dos santos etc. Além desse Comércio fraudulento, a Igreja passou a vender, também, indulgências, isto é, o perdão dos pecados. Mediante um bom pagamento, destinado a financiar obras da Igreja, os fiéis poderiam comprar a salvação e a entrada para o céu.
- Ignorância do clero: a maior parte dos