Cenario economico 2012 e 2013
Brasil – Cenários Econômicos para 2012 e 2013
Perspectivas para 2012 – Lightly Bullish
PIB – fechando o ano em torno de 2%
A atividade econômica cresceu apenas 0,2% no primeiro trimestre, conforme divulgado pelo IBGE. Percentual este, muito aquém do esperado. A produção industrial é a mais afetada por este cenário.
Divulgado esta semana, o resultado de abril do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) aponta um crescimento de 0,22%. Este indicador, considerado uma prévia do PIB, nos dá a percepção que a economia brasileira teve uma ligeira evolução, mas ainda não encontrou forças para uma reação robusta.
A grande expectativa é para o segundo semestre, quando devem refletir as medidas de incentivo implementadas pelo governo nos últimos meses, tais como: * Redução da taxa Selic * Facilitação de crédito * Redução do IPI de automóveis * Câmbio mais favorável
Em linhas gerais, podemos consolidar os seguintes aspectos. 1. Investimentos empresariais no Brasil ainda permanecem baixos e os empresários apontam dois motivos principais: o alto custo Brasil x exportações. A preocupação dos economistas é que sem investimentos agora, fica comprometida a capacidade produtiva do futuro; 2. Apostas do governo para atingir a meta do ano são fortemente voltadas para incentivo ao consumo das famílias, já apontadas em redução de IPI e abertura de crédito, por exemplo; 3. Famílias já estão mais endividadas que na crise de 2008, na qual o governo utilizou os mesmos incentivos para estimular a economia e acabou por antecipar compras que seriam realizadas ao longo do tempo, sem necessariamente depender de endividamento. O resultado destes estímulos pode não ser o mesmo, ainda que o salário médio do brasileiro tenha tido um crescimento real no período; 4. O real (BRL) deve recuar um pouco e fechar o ano em torno de R$ 1,90 frente ao dólar (USD), ou seja, forte e estimulando importação.
Cenário